Punk Rock - Mais que Musica, Ideologia

Posted by Jean Carlo | Posted in , | Posted on

Fala Gente ^^

Hj vim pra falar sobre o Punk Rock, minha inspiração foi a Iris q me pediu um help pra virar Punk ontem xDD

Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples (não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.

 

O punk rock surgiu em meados da década de 1970, mas já é possível achar bandas que faziam algo bem próximo já na década de 1960, como os Stooges (faziam músicas simples e tinham atitudes destrutivas, uma característica punk) e o MC5 (primeira banda a juntar agressividade musical com idéias políticas, outra característica típica do punk), ambas as bandas de Detroit e formadas no final dos anos 60. Vale a pena citar também o Velvet Underground, outra banda que influenciou bastante a "primeira geração" punk.

Já nos anos 70, mais precisamente em 1971, foi formado o New York Dolls, e em 1974, os Dictators, que já eram praticamente punk rock, tanto nas atitudes como no som. Nos anos 70 também começaram a surgir várias bandas por Detroit e Nova Iorque que tocavam em bares locais. Desses bares, destaca-se o CBGB, lugar onde tocavam os Ramones, Talking Heads, Television, The Cramps, Blondie, Johnny Thunders and the Heartbreakers, Dead Boys e muitas outras.

  
CBGB, casa noturna que é considera por muitos como o berço do punk rock, na qual inúmeras bandas iniciaram a sua carreira.

Explosão do Punk

O movimento Punk estorou mesmo quando o Ramones lança o 1° disco Ramones, ele tinha um pouco mais de 29 minutos de duração, e as músicas e as letras eram simplissímas, e a velocidade das músicas era apavorante para aquela época. Na Inglaterra o álbum foi muito bem recebido pelos jovens, que na sua maioria montaram suas próprias bandas, influenciadas pelos Ramones e por outras bandas de garage rock e glam rock. Dentre essas bandas estavam os Sex Pistols, The Clash, The Damned, Wire, U.K. Subs e inúmeras outras. Nos Estados Unidos surgiam também algumas bandas, como os Germs, F-Word, Avengers, Dead Kennedys, The Weirdos, entre outras.

A banda que iniciou o movimento, Ramones

 1977 foi o ano mais marcante da história do punk rock. Saíram inúmeros compactos, surgiam inúmeras bandas, e também foi o ano em que saiu o primeiro disco do Clash, Never Mind the Bollocks do Sex Pistols, Leave Home e Rocket to Russia dos Ramones, Live Kicks do U.K. Subs, Pink Flag do Wire, Rattus Norvergicus do The Stranglers e vários outros discos marcantes na história do punk. Em 1978 o punk estava "meio que saindo de moda", mas isso não impediu em nada de ótimos álbuns serem lançados e ótimas bandas surgirem. Desse ano são os clássicos Crossing the Red Sea dos Adverts, o primeiro disco do Members, At Chelsea Night Club, Germ Free Adolescents do X-Ray Spex.

1979

 Já em 1979, A maioria das bandas acabava, e partiam pra opções mais economicamente viaveis, mas é desse ano que é são os clássicos London Calling do Clash e o primeiro disco de estúdio do U.K. Subs, o Inflamabble Material do Stiff Little Fingers, e também nesse ano que o hardcore começava a surgir, nos Estados Unidos.

O The Clash, Uma das melhores bandas de Punk pra mim.

 Hoje em dia o Punk existe em várias vertentes 
Essas saum as mais famosas
  •      Hardcore punk: Uma versão mais agressiva, mais rápida e mais crítica do punk rock. Começou nos EUA no final dos anos 1970.
  •      Anarco-punk: Punk rock com temáticas anarquistas radicais. As bandas levam a ideologia anaquista com seriedade e não só fazem músicas com esse tema, como também põe as atitudes em ação. É uma versão com mais formação, seriedade, e radicalismo do movimento punk.
  •      Crust punk: Também conhecido como Crustcore, se assemelha muito ao grindcore e diminui consideravelmente a influência das estruturas musicais do thrash metal, punk rock e hardcore punk. As letras das bandas de crust punk se assemelham muito com as do anarco-punk.
  •      Streetpunk/Oi!: Foi o revivalismo do punk rock dos anos 1970. Tinha temáticas realistas e críticas. Começou no final dos anos 1970 com bandas como o Sham 69 e o Cockney Rejects.
  • Pop Punk: Uma versão mais "adolescente" e na maiorias das vezes desprezada pelos punks tradicionais. Teve início no final dos anos 1980 na Califórnia e atingiu o sucesso nos anos 1990 com temas que falam sobre namoro, skates, garotas, colégio, bebidas e tudo que envolve a classe média e rica americana.
Eu acho o Punk um estilo muito legal e realmente algo pra entrar de cabeça se quiser ser um seguidor Idealista, eu mesmo já tive uma fase q queria ser anarquista,um dia quem sabe eu consigo \õ

vou deixar aki a musica do The Clash



Flw gente, daki a poco tem classico do dia tema Punk tbm

Comments (0)